segunda-feira, 2 de maio de 2016

O VELHO E NOVO MUNDO: GRANDES DESCOBERTAS



O Novo Mundo é uma expressão atribuída ao continente americano após sua descoberta. Este termo tem sua origem no final do século XV, mais precisamente em 1492, ano em que ocorreu a descoberta da América pelo navegador genovês Cristóvão Colombo que estava a serviço da Espanha. Mesmo depois mais de 300 anos após a primeira viagem de colombo as Américas, surgiram diversos questionamentos que buscavam compreender qual a contribuição que o Novo Mundo trouxe para a Europa. Será que a descoberta de um Mundo Novo contribuiu beneficamente para a Europa, ou não? Qual o impacto dessa descoberta para o Velho Mundo? Estas eram apenas algumas das indagações que afloraram nos debates ao longo da história moderna e depois dela.

Rota da primeira viagem de Cristóvão Colombo, elaborada por Raul Borges Guimarães e Regina Araújo especialmente para o São Paulo faz escola, 2008.

Até o século XVIII o que se pensava sobre o impacto do Novo do Velho Mundo era muito preconceituoso. Somente após o século XIX que a historiografia passou a enxergar o impacto da descoberta como benéfico para a Europa. Até então havia pouquíssimo interesse em compreender a perspectiva histórica sobre a contribuição que o novo mundo trouxe para o desenvolvimento econômico e cultural da Europa e associavam o descobrimento e a colonização como parte do processo feito pelo europeu do Renascimento. Nesse período da história moderna com o Renascimento, tentam voltar ao passado e tudo o que é novo é estranho no século XVI. Isso trouxe mais um fechamento do que uma abertura de pensamento, pois viam com estranheza o que era novo. Tinham grande admiração pela Antiguidade, esta lhe parecia trazer-lhes mais benefícios do que a descoberta do Novo Mundo. No mais, a sensação de superioridade europeia impedia que pudessem enxergar o outro, notar sua presença e importância. Entretanto não dava para ignorar as mudanças que ocorreram por causa do impacto. Desse modo, dependemos dos diferentes ângulos de visão para compreender o processo histórico.

As oportunidades e desafios que o Novo Mundo trouxe contribuiu para definir e transformar o Velho Mundo. Era um acontecimento totalmente novo e diferente do que os europeus já haviam experimentado, pois não sabiam nada dos habitantes da América. Era uma experiência nova e surpreendente. O processo de conquista das Américas vai além da posse de terras, abrange a descoberta e compreensão do outro; e esse outro não era o europeu. 


John Vanderlyn, óleo sobre tela - A chegada de Colombo a ilha Leste em 1492.

Nos relatos da viagem, acerca do Novo Mundo, Colombo descreve com grande admiração o que acabara de contemplar. Ele fala em ter encontrado coisas admiráveis e, como prova das imensas riquezas que jorravam daquele paraíso, ostentava ouro com provando a existência de minas naquela região. Pedro Mártir, que foi o historiador do descobrimento e exploração das Américas pelos espanhóis, conta em sua obra que Colombo encontrou homem nus e que tinham como mantimento para sobrevivência apenas o que a natureza lhes proporcionava. Os cronistas e escritores descrevem os índios como homens de "pele negra e bronzeada ,de olhos negros e vivos".

Ficavam altamente admirados com as cores e exuberância dos pássaros. O que viam era tão exuberante que não tinham palavras para descrever o que os seus olhos viam. Em um dos relatos falam de um pássaro com pluma muito bonita, era tão linda que ele diz ser a mais bonita que os seus olhos já haviam contemplado em toda a vida. Descrevem os pássaros do Brasil como pássaros de todas as cores, a variedade e cor e espécie eram tantas que os europeus do século XVI ficaram incapacitados de descrevê-los. Ficavam embasbacados ao observarem que a natureza produzia seus frutos com muita abundância desde o ouro, os alimentos e os animais. Fonte de riqueza!


Cena do Filme: 1492 - A conquista do paraíso
O descobrimento teve consequências intelectuais importantíssimas, pois colocou os europeus diante de pessoas e terras desconhecidas. Era tudo novo! Foi favorável também para a economia europeia, pois a América era grande fonte de abastecimento de matéria prima e produtos que tinha grande demanda na Europa. A conquista deste novo continente aumentou em grande proporção o cenário geográfico dos europeus - e sua expansão marítima - que, naquela época, tinham como únicos continentes no mundo a Europa, África  e Ásia. Dessa forma, em comparação com o Novo Mundo, os continentes europeu, africano e asiático constituíam o Velho Mundo. Além disso o descobrimento do continente americano foi um grandioso campo para a expansão dos negócios europeus. Também influenciou a política, pois afetou as mutuas relações ao produzir mudanças relevantes na balança de poderes.






Referência Bibliográfica:

ELLIOTT, Jonh H. El Viejo Mundo y el Nuevo (1492-1650). Madrid Editorial, 2000.

Um comentário: